Se há espaço em Lisboa que não pára de nos surpreender, e que se tornou um dos mais fortes polos de criatividade da capital, é a Lx Factory. Nos edifícios arruinados de outros tempos o feio faz-se belo e os projetos mais sui generis mostram-nos a face do futuro. Na passada sexta-feira, dia 24, as instalações da antiga agência de publicidade Norma Jean (mais conhecidas como “o edifício cor-de-rosa”), abriram como um polo de Eco-Lifestyle, onde as medicinas alternativas e a cozinha biológica se juntam ao home design sustentável, inspirado nas ancestrais tradições portuguesas e a um day SPA e loja só com produtos biológicos. São elas The Therapist, Boa Safra e Organii. Três conceitos que materializam uma nova forma de viver.
The Therapist, uma ideia de Joana Teixeira. Uma clínica de medicinas alternativas que quer ser uma “escola de vida”. © Divulgação
Mas a grande e insólita novidade é mesmo aquela que nos oferece o The Therapist e que é a Biblioterapia. Para quem acha que os livros são apenas fonte de conhecimento, para quem acha que eles são apenas fonte de entretenimento ou mesmo para aqueles que os aboliram das suas vidas, há agora uma nova função a considerar quando se pensa em romances, poesia, ensaios ou biografias: a saúde física, psíquica. E se já houve quem se tivesse curado de um desgosto de amor ao ler O Memorial do Convento, de José Saramago, também haverá quem tenha recuperado de longas doenças com os sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido de Proust e quem tenha arrumado as dores de dentes ao ler Os Meus Problemas de Miguel Esteves Cardoso. E talvez aquela angústia que ataca a certas horas do dia se purgue com um bom policial ou aquela indecisão sobre o futuro da sua relação se resolva com as Cenas da Vida Conjugal de Ingmar Bergman.

As consultas (60€ por pessoa) implicam um conhecimento prévio do paciente, um diagnóstico dos seus problemas de saúde mas também dos hábitos de leitura, dos autores e géneros que está a ler, para depois criar um plano de leitura adequado. O biblioterapeuta garante que estas consultas são particularmente úteis nos adolescentes, pois ajudam-nos a “aprender a ler, aprender a estudar, tirar mais partido dos livros ou mesmo fazê-los descobrir o prazer único de ler um livro, de ali encontrar respostas às suas angústias”.
“Muitas pessoas não gostam de ler porque nunca encontraram o livro certo para elas”, diz ainda César Ferreira, que lembra que “a aquisição de linguagem é fundamental para se ser um líder, para lidar com as tensões e exigências do trabalho e da sociedade”. Para além da consulta de biblioterapia haverá ainda sessões de Leituras Massajadas (na qual o paciente lê enquanto recebe uma massagem).
A ideia das consultas de biblioterapia foi de Joana Teixeira, a ideóloga e diretora do The Therapist, que se juntou a José Pinho das livrarias Ler Devagar e Ferin para criar este inovador polo de incentivo à leitura que terá ainda atividades destinadas às crianças onde, a partir de um conto, se refletirá sobre as problemáticas do mundo atual. O conceito é inovador em Lisboa mas existe desde maio de 2016 no Porto.
fonte:http://observador.pt/2017/03/27/biblioterapia-a-cura-atraves-dos-livros-ja-existe-numa-clinica-de-lisboa/
Sem comentários:
Enviar um comentário