quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ondas de Elliot - Fibonacci


Teoria dos ciclos é o estudo de processos que ocorrem em ciclos, como muitos fenômenos naturais tendem a acontecer. Alguns analistas técnicos aplicam a teoria de ciclos para os mercados financeiros, na tentativa de identificar os ciclos de preços.

Alguns dos períodos de ciclo analisados por analistas técnicos são os: ciclos de 54 anos, chamados de onda de Kondratieff (K wave):
economias capitalistas ocidentais tem um ciclo de 54 anos. Nikolai D. Kondratieff  foi um economista – da época da Rússia comunista – que notou um ciclo de aproximadamente 50 anos nos preços das commodities agrícolas europeias e nos preços do cobre.
ciclos de 18 anos (mais comumente utilizados em mercados imobiliários).
padrões decenais ou ciclos de 10 anos: padrão de retornos médios do mercado de ações discriminado em função do último dígito do ano (anos terminados em zero tem a pior performance, anos terminados em cinco tem os melhores desempenhos).
ciclos de 4 anos presidenciais relacionadas com os anos de eleições nos Estados Unidos (ciclos eleitorais): o terceiro ano do mandato (ano anterior as eleições) mostram melhor performance. A razão para tal fato seria que os políticos que concorrem a reeleição tentam estimular a economia em uma tentativa de ganhar a reeleição.
Uma das teorias de ciclos mais desenvolvidas é a teoria das ondas de Elliott. A teoria das ondas de Elliott é baseada na crença de que os preços do mercado financeiro podem ser descritos por um conjunto articulado de ciclos, os mercados movem-se de forma regular e em ondas ou ciclos repetidos. Os períodos do ciclo variam desde alguns minutos (um ciclo "subminuette") até séculos (um "Grand Supercycle").

Ondas referem-se a padrões gráficos associados com a teoria das ondas de Elliott. Em uma prevalência de tendência de alta, movimentos ascendentes nos preços consistem em cinco ondas (ondas impulsivas: onda 1 para cima, onda 2 para baixo, onda 3 para cima, onda 4 para baixo, onda 5 para cima) e movimentos para baixo ocorrem em três ondas (ondas corretivas: onda a para baixo, onda b para cima, onda c para baixo). Se a tendência predominante é de baixa, o movimento para baixo tem cinco ondas e movimentos ascendentes têm três ondas. Cada uma dessas ondas, por sua vez, é composta de ondas menores da mesma forma geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário