O ser humano é um ser muito complexo. A introspecção é uma das premissas mais importantes para ser feliz, pois quando uma pessoa se conhece melhor, ela sabe realmente quem é, o que quer e qual objetivo deseja alcançar. Entretanto, existem aqueles que apenas se conhecem a si mesmos.
No entanto, existem várias áreas em que a pessoa não se conhece e muito menos aos demais. Este tipo de informação que é muito valiosa fica no plano do inconsciente e não é fácil de ter acesso. Essa informação que se mostra no inconsciente se refere ao subconsciente, um conceito próprio da psicologia psicanalista fundamentada por Freud, um dos maiores representantes da psicologia em geral.
Além disso, vale ressaltar que existem outras áreas da personalidade que apenas são conhecidos pela própria pessoa, por exemplo, a área dos segredos (informação escondida aos demais e que a pessoa guarda em sua máxima intimidade). Da mesma maneira que existe também a informação do próprio ambiente que se vive.
Com a atenção focada para o plano do subconsciente, a informação se refere aos conceitos que estão abaixo da consciência ou que definitivamente escondem uma realidade totalmente inacessível. Do ponto de vista psicoanalítico, o termo subconsciente se refere ao lado não consciente da mente humana. Entretanto, vale destacar que o subconsciente não é um conceito muito utilizado pelo pensamento do próprio Freud, uma vez que este filósofo aposta em utilizar outros conceitos como o inconsciente, o plano pré-consciente e a área não consciente de forma mais habitual.
A mente consciente é um dos lados da mente humana que realiza suas ações cotidianas. Através dela a pessoa sabe o que pretende fazer e o que deseja alcançar. Por exemplo, uma pessoa utiliza sua mente consciente para decidir qual será o prato que vai preparar na hora do almoço.
Por outro lado, o plano da mente subconsciente possui grande conteúdo emocional. Nele existem muitas lembranças armazenadas, embora não se possa ter acesso a toda essa informação.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2015). Conceito de Subconsciente. Em https://conceitos.com/subconsciente/. São Paulo, Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário