sexta-feira, 28 de maio de 2021

Gratidão

 A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem connosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

Quando você se permite sentir gratidão, uma intensa transformação acontece na sua vida. Já ficou comprovado que as pessoas que têm esse hábito são mais felizes, o que impacta também em sua saúde física e mental.

Até poucos anos atrás, não havia muitas pesquisas e informações acerca da gratidão. Mas, graças ao psicólogo americano Abraham Maslow – que coordenou pesquisas voltadas para compreender sobre o que é a gratidão e seus benefícios para nossa existência – foi possível entender melhor o que é este sentimento e suas interferências positivas em nosso cotidiano.

Em suas pesquisas, Maslow conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão representa um aspecto vital para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Através de seus estudos, ficou provado que pessoas que praticam esse hábito são mais felizes.

Os estudos de Maslow apontaram que a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar o que se possui, ela faz com que os indivíduos gratos alimentem menos a ansiedade por aquilo que não têm ou por aquilo que desejam ter

Nesse sentido, ser uma pessoa grata é uma virtude que também nos ajuda a exercitar atitudes mais positivas, seja em nossa vida cotidiana ou em nosso trabalho, pois cultivamos o bom humor e a paciência necessária para manter relacionamentos saudáveis e felizes.

Segue aqui algumas dicas:

1 – Saia do piloto automático

Quer ser uma pessoa mais grata? Então, que tal começar saindo do piloto automático? É claro que agir dessa forma e viver de modo consciente pode ser um desafio depois de anos de automatismo, mas, acredite, os resultados de exercer a gratidão diariamente fazem todo o esforço valer muito a pena.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que expressam sua gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, além de níveis de depressão e estresse mais baixos.

Procure novas formas e novos motivos para agradecer. Ser grato é uma atitude revolucionária!

2 – Exercite a gratidão através de atitudes simples

Ao decidir ser uma pessoa mais grata, devemos pensar a gratidão como um músculo e não como um sentimento. Como todo músculo, este também deve ser exercitado para ficar mais forte.

Quer saber como você pode exercitar a gratidão? Existem algumas atitudes simples e poderosas que podem te ajudar a ser uma pessoa mais grata, confira!

Sorria: você sabia que dar um sorriso a alguém é uma forma de gratidão? É simples, ao cruzar com uma pessoa, sorria e pense: “como sou grato por você ter cruzado meu caminho”.

Faça elogios: fazer um elogio sincero a alguém que admira, acompanhado de gratidão por aquela pessoa fazer parte de algum momento, de algum ensinamento ou mesmo pela companhia, pode ser uma experiência muito interessante.

Saiba agradecer os elogios recebidos: é preciso saber demonstrar alegria e agradecer quando receber um elogio de alguém, por mais simples que seja. Agradecer é o mesmo que dizer a essa pessoa que ela nos proporcionou um momento feliz.

Demonstre paciência: se houver uma pessoa perto de você que esteja de mau humor, tenha paciência, sorria, seja gentil. Ao fazer isso, estará se blindando da energia negativa e evitando que ela te leve a reclamar em vez de agradecer.

3 – Reconheça seus confortos materiais

Sim, todos nós temos algum conforto material. Pode ser um chuveiro quente, uma cama, comida na mesa. Portanto, sejamos gratos por cada uma dessas coisas, por elas fazerem parte do nosso dia a dia. Já pensou em como seria a sua vida sem elas? No final, irá perceber que possui muito mais coisas do que imagina. A gratidão tem o poder de transformar o que temos em suficiente.

4 – Aprenda a viver o momento presente

Se você tem o hábito de ficar o tempo todo pensando no passado ou no futuro, é importante que procure se desapegar disso, voltando sua atenção para o presente. Quando a sua mente está longe, com foco no que já foi ou tentando adivinhar o que virá, você deixa de desfrutar de todas as coisas boas do hoje. Sempre que perceber que sua mente está longe, traga-a de volta, é assim que conseguirá identificar tudo de bom que lhe cerca e agradecer.

5 – Demonstre gratidão por si mesmo

É provável que já tenha o hábito de agradecer quando alguém lhe faz algo de positivo. Mas e quando a atitude positiva parte de você, tem esse mesmo hábito? Por mais que isso possa parecer estranho, saiba que é importante se sentir grato por si mesmo, pelo seu esforço no trabalho, por cuidar da sua saúde, por ter se dedicado aos estudos ao longo dos anos. Pense a respeito e encontrará diversos motivos para agradecer a si mesmo.

6 – Encontre o lado bom das coisas

Existe uma expressão bastante popular em inglês que diz: “Every cloud has a silver lining”, em português, toda nuvem tem uma linha dourada. Para entender basta observar a linha dourada que aparece por trás das nuvens que tapam o sol. A ideia da expressão é dizer que, mesmo quando algo aparentemente ruim acontece, existe um ponto a ser apreciado, como um aprendizado, por exemplo. Aprenda a identificar a linha dourada e agradecer por ela.

7 – Ame o que você tem e se motive para ir além

Existem pessoas que acreditam, equivocadamente, que a gratidão leva ao comodismo, o que não é verdade. É exatamente amando o que você tem que irá se motivar a ir além. Se deseja emagrecer, por exemplo, aprenda a amar o seu corpo, apreciar a capacidade que ele possui de te manter vivo. Alimentar insatisfação irá apenas gerar angústia e sentimentos ruins, que não te levarão a parte alguma. Lembre-se sempre que o amor transforma!

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/a-importancia-da-gratidao/

Sem comentários:

Enviar um comentário