sexta-feira, 23 de julho de 2021

Relações Tóxicas

A partir de hoje no Programa Haja Manhã com Ana Cristina da rádio Gilão de Tavira.  Vamos falar das relações tóxicas.

Nas próximas sessões vamos abordar sobre os seguintes temas:

  •  O que são relações tóxicas?
  • Quais os sinais de uma relação é tóxica?
  • Quais as consequências das relações tóxicas?
  • Porque é difícil sair de relações tóxicas?
  • As relações tóxicas são também abusivas?
  • As relações tóxicas têm solução?

Precisamos dos outros para viver em sociedade. Como seres sociais, não podemos viver isolados. Por isso, as relações são fundamentais para o nosso bem estar.  
As relações tóxicas não se limitam só a relacionamento amoroso, existem também relações familiares cada vez mais frequentes nessa sociedade moderna.
Nesses últimos dias alguns clientes tem abordado sobre esse tema e pediram para falar na rádio sobre as relações tóxicas.
Nas próximas sessões vamos falar desses assuntos com a participação dos ouvintes para partilhar ou fazer questões.

Mas afinal,  quais os sinais de uma relação tóxica? E como nos podemos libertar? O que é uma relação tóxica?
No fundo, esta foi uma expressão que surgiu para associar a diferentes tipos de relações em que uma das partes pode sentir prejudicadas em relação a outra. Ou seja,  Se pensarmos na palavra tóxica, com certeza nos remete para algo nocivo e perigoso.
Quando se trata das relações, a questão é mais profunda, é importante lembrar que quem estar a passar por essa situação e se não tiver ajuda, podem agravar sintomas de ansiedade, tristeza, raiva, medo, confusão e provocar sensações de incapacidade. 
As relações tóxicas podem acontecer tanto no âmbito amoroso como no âmbito da amizade ou mesmo em termos familiares. É mais comum falarmos de relações tóxicas no contexto de um casal, no entanto elas também existem noutro tipo de relacionamentos. Por exemplo,  existem alguns amigos que ao invés de nos fazerem sentir bem, fazem nos sentir mal. Outros tipos de amizades em que exigem cobranças demasiadas, fazendo nos sentir em dívida constantemente.

Também é comum existirem relações tóxicas no meio familiar. sobretudo por muitas vezes encararmos os laços familiares como "sagrado" e acabamos por nos manter neste tipo de relações tóxicas, aumentando ainda o nosso equilibro emocional.

Pais que fazem os filhos adultos sentirem-se minimizados, filhos que se sentem apavorados mediante a simples perspetiva de irem visitar os pais, irmãos que vivem numa competição desenfreada e negativa, muitas das vezes podem revelar uma família disfuncional no campo da emoção. Muitas vezes a culpa que acompanha este tipo de relações, porque a pessoa se sente culpada se não tiver uma boa relação com os seus familiares, faz com que a relação se torne ainda mais tóxica acumulando os lixos emocionais.

Na próxima semana vamos abordar mais um pouco sobre esse assunto. Se você tiver oportunidade de ouvir o programa de rádio. Deixe aqui a sua questão.
Muito obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário