Os relatos transmitidos nos livros são aceites como uma intervenção não invasora;
- Fomenta a independência do leitor e o seu papel activo no processo terapêutico ao ter que receber, inferir e descobrir a mensagem do texto;
- Auxilia o leitor a encarar outras perspectivas e a descobrir outras formas de pensar e sentir;
- Facilita o desenvolvimento emocional do leitor pelas experiências de outras pessoas (personagens de ficção ou não);
- Reduz o nível de resistência e agiliza a mudança do comportamentos;
- Gera a capacidade de avaliar questões do dia-a-dia com mais clareza e ajuda a enfrentar as dificuldades;
- Assinala novos modelos de respostas, face a situações semelhantes;
- A identificação com um personagem pode libertar pensamentos e sentimentos e a conduzir à descoberta de novas formas de agir;
- Ajuda no distanciamento da dor do leitor e a expressar os seus pensamentos e sentimentos;
- Possibilita uma percepção mais apurada condição existencial do leitor e favorece a redução da ansiedade;
- Potencia o autoconhecimento pela reflexão e reforça padrões sociais desejáveis, o que é benéfico não só para o leitor como para a sociedade.
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