Palavra originada do grego Biblion:

É um processo interativo que se utiliza da leitura e outras atividades lúdicas
como coadjuvantes, inclusive em tratamentos de pessoas acometidas por doenças
físicas e mentais. Pode ser aplicada na educação, na saúde e reabilitação de
indivíduos em diversas faixas etárias.
As histórias podem levar a mudanças, pois auxiliam o indivíduo a enxergar
outras perspetiva e distinguir opções de pensamentos, sentimentos e
comportamentos, dando oportunidades de discernimento e entendimento de novos
caminhos saudáveis para enfrentar dificuldades.
Pode ser aplacada no contexto escolar, no processo de hospitalização e de
sociabilização.

A semelhança do problema da história leva à aproximação da vida pessoal,
tornando-o acessível, atingindo uma etapa final, que seria a universalidade,
onde se podem compreender outros problemas similares.

O resultado terapêutico ocorre pelo próprio texto, sujeito a interpretações
diferentes por pessoas diferentes.
Todo tipo de material bibliográfico
ou de leitura Therapein:
tratamento, cura ou restabelecimento.
A leitura é uma atividade que
além do desenvolvimento cultural e de formação do cidadão, pode desempenhar um
papel terapêutico.
A biblioterapia pode ser aplicada tanto num processo de desenvolvimento pessoal, educacional, como num processo clínico-terapêutico.
Abrange quatro estágios:
- O leitor/ouvinte se envolve com a
trama e/ou com o personagem da história (envolvimento), promovendo a identificação.
Ao identificar-se, pode reconhecer e vivenciar de forma vicária seus
sentimentos característicos. Os problemas resolvidos com sucesso farão com que
o indivíduo realize uma tensão emocional associada aos seus próprios problemas,
atingindo a catarse. Desta forma, pode chegar ao insight, que leva o
leitor/ouvinte a aplicar o que aconteceu na história à sua vida pessoal.
Métodos de desenvolvimento da terapia:
Para que esse processo se realize
com sucesso é importante a seleção criteriosas do material a ser utilizado, a
apresentação e definição da duração do processo e dos materiais, assim como o
acompanhamento através da exploração emocional dos materiais e da partilha das experiências.
É importante ter em mente que, ao ler
um texto, o indivíduo constrói um texto paralelo, intimamente ligado às suas
experiências e vivências pessoais, o que o torna diferente para cada leitor.
Assim, conceitos podem ser transmitidos, mas os significados são pessoais e
intransferíveis.

No entanto, é importante que se
perceba que a biblioterapia não é uma fórmula mágica, nem uma intervenção única
para promoção de mudanças. É uma ferramenta ou recurso terapêutico que faz
parte de um processo.
A biblioterapia constitui-se em uma
atividade interdisciplinar, podendo ser desenvolvida em parceria com a Biblioteca, a Educação, a Medicina, a Psicologia, a
Enfermagem..., que tem como objetivo a troca de informações entre as áreas
relacionadas.
Desta forma, a biblioterapia
constitui-se em um meio possível para se abordar temas existenciais com crianças e adultos, tanto no contexto da saúde como da educação.
Fonte: Jornal o tempo - PUBLICADO EM 16/05/13 - 14h45
- http://www.otempo.com.br/pampulha/reportagem/a-biblioterapia-para-tratar-as-dores-1.646876
Fonte: Jornal o tempo - PUBLICADO EM 16/05/13 - 14h45
- http://www.otempo.com.br/pampulha/reportagem/a-biblioterapia-para-tratar-as-dores-1.646876
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